Drones na Agricultura

A cada ano, novas maneiras de monitorar, realizar manejo e ter acesso às informações estão crescendo em atividades do agronegócio. A tecnologia ganha espaço, credibilidade e influencia jovens profissionais da área a pesquisar, desenvolver e manusear ferramentas para avançar em suas carreiras. Os drones vem desenvolvendo atividades diversas no campo, dependendo do modelo e tecnologia embarcada. Demarcação de plantio, acompanhamento em desenvolvimento de safras, análise de plantação, entre mais de 10 funções.

Matheus Sirqueira, é formado em Telecomunicações no Instituto Federal de Goiás e Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia. Vem realizando e desenvolvendo trabalhos e estudos com essa tecnologia, os drones.

– Quais são os benefícios ao se utilizar os drones na agricultura?

A tecnologia chegou muito forte nas atividades agrícolas, surgindo assim o termo agricultura de precisão. Nostrouxe diversos benefícios para as atividades agrícolasnacional e até mesmo mundial. O objetivo de se utilizar drones na agricultura é ajudar a reduzir custos de produção como, por exemplo, nas atividades de aplicações e monitoramento agrícola.

– Quais são os serviços que mais são indicados o uso de drones?

Os serviços mais indicados são: Análise por imagem da lavoura, projeto de linha de plantio (muito utilizado na cultura da cana de açúcar), monitoramento da lavoura e das pastagens, pulverização em pequenas áreas, contar rebanho e busca por animais que se desgarrou do rebanho.

– Qualquer profissional da área pode atuar com os drones?

Desde que o profissional esteja habilitado para operar o equipamento na aquisição das imagens aéreas não há restrição para a sua atuação, porém, deve haver um profissional da área agrícola para se responsabilizar das recomendações ao agricultor. Lembrando que existem etapas até se obter um produto comercial e cada etapa precisa-se de um profissional habilitado para executá-las. As etapas são: Planejamento do voo, operar o voo com objetivo de aquisição das imagens, processamento das imagens aéreas, interpretação dos dados obtidos do processamento e, para finalizar, recomendação a partir da interpretação dos dados coletados.  

Existe contra indicações para o uso de drones? Pode apresentar algum erro? Se sim, qual é a porcentagem de erro?

Respeitando as normas vigentes para operação de aeronaves remotamente pilotada (ARP) não há contra indicações quanto ao uso de drones na agricultura.

– Como você avalia o mercado tecnológico relacionado com a produtividade em fazendas de lavoura?

O uso dessas tecnologias traz economia para o sistema de produção, ajuda a reduzir custos de aplicações e monitoramento da lavoura de forma mais precisa. O resultado é a maior eficácia e aumento de produtividade em fazendas de lavoura.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: