Fazenda Pontal VRC

O gado de corte vem sendo selecionado durante anos e sempre está em dinâmica com o melhoramento genético. Devido a sua beleza, rusticidade e produtividade, o gado nelore ganha espaço e está entre os favoritos de seus criadores. A produção da raça nelore a pasto nunca perde exclusividade, e se adapta facilmente em diversas áreas do Brasil.

A Fazenda Pontal VRC, em Carneirinho – MG, Thiago Rodrigues da Cunha Vilela, continua seguindo os passos da sua família, que vem criando gado nelore na propriedade há 35 anos. Tudo começou com o seu bisavóTorres Homem Rodrigues da Cunha, que hoje já tem a seleção da raça a mais de 100 anos. Atualmente criam equinos e asininos juntamente com o gado de corte.

– Como começou a história da sua família na criação de gado?

Tudo começou quando meu bisavô decidiu trazer a raça da Índia. Mandando meu avô, Vicente Rodrigues da Cunha, com o veterinário e o gerente, Dico a Índia. Durante 7 meses ficaram atrás dos melhores exemplares da raça para adquirir e trazer para o Brasil. Assim, montaram um lote do gado Nelore, com o RaçadorKarvadi e algumas vacas.”

– Como é feito o manejo dos animais?

Aqui na fazenda tudo fica a campo. Só é fechado em baias e piquetes os animais de leilão. Meses antes dos leilões são selecionados e ai começa a preparação para tal.”

– Qual foi o principal motivo para criar gado nelore?

“Principal motivo foi a raça. Uma aposta por ser a raça de maior rusticidade.”

– Como é feito o processo de seleção genética?

Seleção genética começa nos acasalamentos. Usamos os melhores touros de algumas centrais e touros nascidos aqui na fazenda filhos de nossas melhores matrizes, produtoras e ganhadoras nas pistas. Assim, dando continuidade à produção de machos e fêmeas para composição de plantel e nosso leilão que é feito todo ano de fêmeas e machos.”

– Como é o manejo para a parte de reposição do gado?

Reposição é feita com embriões e prenhezes, usando touro a campo e IATF. Totalmente com profissionais acompanhando.”

– Para quais fins os animais são mais comercializados?

Os animais são maior comercializados para quem quer fazer um plantel de ponta com as fêmeas e para quem exige um bom reprodutor para usar na vacada e fazer excelentes bezerros.”

– Como você avalia o mercado brasileiro atual para a compra e venda de animais nelore?

Nosso leilão tem dado uma média boa, tanto os touros quanto as matrizes. Creio que com a alta da @, tudo vai melhorar. Desde bezerros, touros e o gado de corte. Mas como em qualquer mercado, o que é bom, vende. O que é ruim vai ficando pra trás.”

– Vocês criam jumentos também na propriedade. Como é feito o manejo?

Criamos jumentos pega e quarto de milha. O manejo é igual do gado. Tirando os garanhões que ficam embaiados, tudo fica solto. Só vai para a cocheira o que será preparadopara leilão.”

Ao finalizar, Thiago demonstra o prazer de trabalhar nos negócios da família – “Eu fico muito satisfeito e honrado de poder estar dando continuidade no trabalho de tantos anos que vem sendo realizado aqui na fazenda.”

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: