Acupuntura Animal

A acupuntura é bastante conhecida, praticada e obtém resultados positivos em seres humanos para diminuir dores e ajudar em reabilitação de doenças. Com a capacidade de evolução em ajudar na cura e tratamento de enfermidades, profissionais da área de saúde animal começaram a utilizar e indicar essas técnicas para os animais domésticos e existem casos, em animais silvestres.

A médica veterinária Dra. Letícia Vieira de Brasília – DF, tem especialização em Medicina Veterinária Tradicional Chinesa e pós-graduação em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Homeopático Jacqueline Pecker (Campinas – SP, 2017). Atua em diversas clínicas em sua cidade, com experiência também em ozônioterapia e reabilitação veterinária. Letícia é atleta nas modalidades de 3 tambores e Breakaway Roping, onde sempre visa o bem-estar de seus cavalos.

– Explique como funciona a técnica da acupuntura.

A técnica da acupuntura basicamente funciona a partir da inserção de agulhas em pontos específicos no corpo dos animais. Ao serem inseridas as agulhas, gera uma microlesão local onde ocorre um aumento na demanda de células anti-inflamatórias e reparadoras, promovendo assim, a cura local ou sistêmica do indivíduo.”

– Qualquer médico veterinário ou profissional da saúde pode aplicá-la?

“Não. Para realizar a técnica de acupuntura veterinária, deve realizar o curso de pós-graduação e especialização em medicina veterinária e medicina tradicional chinesa veterinária. No caso, para realizar esses cursos, deve ser especificamente médico veterinário, outro profissional, de acordo com o CRMV, não pode atuar na área.”

– Quais são os casos que mais são indicados para o tratamento?

Pode ser indicado como tratamento principal ou auxiliar em diversas patologias. Porém, é mais comum indicada nos tratamentos de alterações ortopédicas, principalmente envolvendo hérnias de disco, paralisias de nervo, alterações metabólicas, doença renal crônica, alterações no sistema nervoso, como paralisia de membros, convulsões, acidente vascular cerebral, entre outros. Em acompanhamento esportivo é muito utilizada.

– Quais os benefícios da acupuntura?

“A acupuntura promove diversos benefícios para o corpo, estabelecendo a homeostase geral, trazendo bem-estar, reparação tecidual, alívio das dores, promove analgesia muito boa, entre outros.”

– Na bovinocultura, quais são as indicações e porque recomendar a acupuntura para esses animais?

“Geralmente as indicações é para tratamento suporte em bovinos atletas, nos casos de paralisia de nervo, em especial o nervo radial, as vezes acontece por compressão, tombo ou cirurgia, tem paralisia do nervo, e acaba tendo dificuldade de movimentação, a acupuntura é indicada. Em paralisias em quadril, quando o animal “cai o quadril”. Na parte reprodutiva, é indicado para a melhora andrológica. E também muito indicada em alterações em problemas ortopédicos.”

– Os resultados em animais são iguais aos resultados em seres humanos?

“Sim, os resultados são os mesmos ou até melhores, visto que os animais não possuem o fator psicológico influenciando a resposta da terapia.”

– Os pontos de aplicação são os mesmos para todas as espécies?

“Os pontos se diferenciam em decorrência das diferenças anatômicas entre as espécies, porém, todos possuem os mesmos meridianos que percorrem basicamente os mesmos locais do corpo, tendo os mesmos pontos. Então, se a gente for olhar grosseiramente, os pontos estariam em lugares bastantes similares, mesmo nas espécies diferentes.”

– Existem outros tratamentos que são utilizados juntos com a acupuntura?

“Sim, vários tratamentos. Basicamente, a técnica da acupuntura consiste em técnicas de agulhamento (inserção de agulhas), eletroestimulação nas agulhas, moxabustãoestímulo com calor, shiatsu e do-inmassagens, todas essas técnicas seriam técnicas de estimulação nos pontos de acupuntura. Mas auxiliando ao tratamento da acupuntura, pode ter tratamentos clínicos e de fisioterapia. A acupuntura molda muito bem a todos os tipos de tratamento, auxiliando todos eles. Tem os tratamentos da homeopatia, ozônioterapia, fitoterapia que complementa a técnica. Enfim, é uma gama gigante que a acupuntura se comporta e pode ajudar em outros tratamentos.”

– A acupuntura pode ser utilizada como método preventivo? Em quais casos isso acontece?

“Sim, a técnica é muito utilizada em método preventivo. Principalmente em casos de animais que já possuem alterações ortopédicas ou neurológicas pré-existentes, e afim, de evitar qualquer tipo de crise, a gente já trata como prevenção. Existem também, em casos de animais atletas, auxiliando o desempenho esportivo e prevenção de lesões.”

– Como a Sra. avalia os resultados em seus animais atendidos? E como é o mercado de acupuntura nos dias de hoje?

“Os resultados são muito bons, temos um sucesso muito grande, os animais respondem muito bem a terapia. E o mercado vem crescendo cada dia mais, ganhando espaço e respeito dos proprietários, onde o pessoal tem gostado muito.”

Vale lembrar da grandeza e importância para entender o assunto, portanto Letícia completa a entrevista dizendo – Por ser uma técnica milenar, a acupuntura trata diversos tipos de condições dos animais. Então, a sua gama de tratamentos, de utilização é gigantesca, valendo a pena a experimentação e utilização em animais, melhorando muitas vezes níveis produtivos e de desempenho dos mesmos. Sendo assim, quando tratamos do assunto, apenas um texto fica pouco para o tamanho que é a acupuntura. Mas que é uma tendência, cada dia mais, na busca por técnicas alternativas da medicina integrativa, melhorando a qualidade de vida dos animais, promovendo a melhora da produtividade na forma mais natural e mais saudável pelos mesmos.” E agradece a participação.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: