Rancho Conquista

O Rancho Conquista, localizado na cidade de Uberlândia – MG tem como objetivo criar, treinar, domar e cuidar de cavalos de alta performance. Durante alguns anos tem priorizado clientes e deixando-os felizes com os resultados obtidos. O lugar é administrado pelo casal Amanda Ribeiro e Diego – conhecido como “Cabelo”.  

Além dos treinamentos, Amanda é formada em Zootecnia e tem a preocupação em lidar com o manejo e bem-estar dos animais. Os equinos são animais de alto risco com doenças, como cólicas, laminites, problemas por esforço excessivo, temperamentos por estar em baias e entre outros. Por esses motivos, os cuidados, a presença nos treinamentos e durante o manejo são de extrema importância para o sucesso de um rancho ou haras.

– Como e quando começou o Rancho Conquista?

O Rancho Conquista começou como um sonho, eu e meu esposo sempre quis ter um centro de treinamento, ele já era treinador e trabalhava como autônomo em vários haras, e então começamos a construir durante os dias vagos (feriados e fins de semana) o nosso Centro de Treinamento, e durante longos 6 anos trabalhamos duropara a realização desse sonho.

– Quais são as modalidades que exercem os cavalos do Rancho?

Hoje nós trabalhamos com duas modalidades, cavalos de três tambores e cavalos de rédeas, mas também fazemos só o trabalho de doma para o cliente que quer levar para outra modalidade.

– Como é feito o manejo nutricional desses animais? Todos comem a mesma dieta?

Os nossos cavalos de doma tem uma dieta diferente dos cavalos de treinamento. Os animais que estão alojados aqui para serem somados, comem 2 kg de ração RTB (15 mix) as 07:00 horas da manhã e feno de tifton as 09:00 horas, as 13:00 horas comem mais 2 kg de ração (totalizando 4 kg/dia) e feno as 17:00 horas. Os cavalos de treinamento seguimos os mesmos horários e a mesma ração e feno, porém fornecemos 2,5 kg de ração em cada trato (totalizando 5 kg/dia). Além disso, os nossos animais comem sal mineral a vontade.

– Antes de uma competição, existe alguma preparação física e nutricional dos animais?

Antes de uma competição os treinos se tornam um pouco mais intensos, nutricionalmente só modificamos se houver necessidade (exemplo: suplementos que acalmam sãoexcelentes para dar antes de competições para cavalosansiosos), alguns cavalos são suplementados diariamenteno nosso CT, para ter bons resultados durante os treinos e provas.

– Como é feito o preparo dos animais para a viagem as competições?

Antes de embarcar os animais colocamos protetores de viagens em todos, os animais que não tem protetor para viagem colocamos ligas ou caneleiras, para evitar acidentes durante o embarque e o desembarque.

Existe algum piquete ou alguma atividade para não deixarem os animais o tempo todo em baias e assim diminuir o estresse?

Com certeza, nós prezamos muito a liberdade dos nossos animais, fizemos vários piquetes pequenos de choque para poder soltá-los diariamente, e com isso fazemos rodízio entre eles, para nenhum cavalo ficar preso por muito tempo na baia, os piquetes são de tifton 85 e tifton 68.

Quantos animais podem ser alojados no Rancho?

Hoje nós temos 15 baias de alvenaria, essa é a nossa lotação máxima.

– Diego, você como treinador, como avalia o mercado de cavalo na região?

O mercado de cavalos em Uberlândia cresceu muito, e evolui a cada ano, em termos de papel, competições, haras e treinamento, enfim tudo que envolve esse meio equestre se desenvolve cada dia mais, gerando mais empregos, e valorizando cada vez mais o nosso trabalho de treinador.

– Amanda, você como zootecnista, qual é a principal dificuldade para o manejo desses animais?

A maior dificuldade em um centro de treinamento em questão do manejo, pra mim é o fato dos animais ficarem por muito tempo presos em baias, nós cuidamos de cada cavalo que se aloja aqui de maneira única e conhecemos a personalidade de cada um, uns precisam ficar por mais tempo soltos, outros não exigem tanto, mas pra mim esse manejo de soltar e guardar na baia acaba se tornando o mais complexo, pois tem que planejar e dividir os piquetespara vários animais, e isso é extremamente importante ser feito.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: