Expoinel 2019

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, conhecida como ABCZ, serve para fomentar a raça, realizar campeonatos de morfologia, produção, genética, assessorar produtores, entre outros objetivos para o crescimento da raça Zebu no Brasil e no mundo. Tem sua sede em Uberaba – MG, no Parque Fernando Costa, que realiza várias feiras agropecuárias ao longo do ano. A Expozebu é a mais conhecida dentre elas, porém, a Expoinel vem ganhando espaço dentro do parque. 

A Expoinel é conhecida como “a maior feira de gado Nelore do Brasil”. A partir de 1994 a feira passou a ser realizada na cidade de Uberaba, já que anteriormente passava por várias cidades do país. A feira acontece no período do mês de Setembro, onde a última edição teve a presença em torno de 700 animais entre a raça Nelore e Nelore Mocho.

Ganhar um título de grande campeão e grande campeã durante esta feira significa muito para os pecuaristas e expositores, pelo tamanho e importância deste campeonato. A exposição fecha o calendário do Ranking Nacional da ACNB. O que irá finalizar a pontuação dos animais para o ano de 2019.

Apesar de ser da raça Nelore, a Expoinel abre espaços para outras raças mostrarem a sua genética, morfologia, padrão racial e beleza. Como a ExpoBrahman, através da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). O gado gir leiteiro pela a ExpoGil com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), com o concurso do torneio leiteiro. E também a Exposição Guzerá Centro Sul, realizada pela Associação dos Criadores da Raça Guzerá do Centro Sul.

Durante o evento, leilões, feiras e comércio de gado e mercadorias movimentam o Parque Fernando Costa. Dentre outros, acontecem palestras, cursos e mini simpósios realizados por parceiros da ABCZ.

A feira está acontecendo no período de 19 a 29 de Setembro de 2019. Os julgamentos do gado de pista começa com o campeonato das fêmeas, pelas bezerras até as vacas. Em seguida, a ordem dos machos, pelos bezerros até os touros. E para finalizar, o encerramento ocorre com a Grande Campeã e o Grande Campeão, melhor expositor e melhor criador. Não esquecendo das progênies de pai e de mãe.

Os jurados dão as notas de acordo com morfologia, padrão racial e comportamento em pista. Sempre acompanhados pelos jurados auxiliares, que estão na fase de preparação para se tornarem efetivos. Os tratadores têm papel importante na preparação do gado para o julgamento, ocorrendo treinamentos antes da feira, boa nutrição e mantendo a higiene do gado, sempre voltados para o bem-estar animal.

A Expoinel tem grande significado para os pecuaristas, tratadores, expositores, jurados e todos que participam da feira. Pela sua grandeza e por ser de tamanha importância para a raça. Ganhar e participar de uma exposição como esta é emocionante e gera muito aprendizado, pois se encontra entre os melhores animais e melhores tratadores do Brasil. A Equipe Reprodez deseja a todos uma boa sorte e ótimo trabalho com seus animais durante a 48ª Expoinel.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: