Por que é importante gerenciar sua fazenda de gado de leite?

Como qualquer outro ramo de atividade, seja do agronegócio ou não, a pecuária leiteira deve ser gerenciada como uma verdadeira empresa, assim, os gargalos de produção, boas práticas de manejo e problemas serão identificados, permitindo ações corretivas ou melhoradoras para o alcance de bons resultados. Mas afinal, o que interfere na produtividade de uma fazenda de gado de leite?

Para responder à essa pergunta, devemos analisar diversos fatores relacionados aos animais, que podem impedir o crescimento da produção ou impulsioná-lo, entre eles estão:

  • Vacas improdutivas;
  • Intervalo entre partos;
  • Produção de leite individual;
  • Produção de leite média por animal;
  • Período seco;
  • Taxas de prenhez;
  • Taxas de concepção;
  • Taxas de abortos.

Além dos pontos citados acima, também é importante identificar os animais que possuem mastite (a doença mais comum em gado de leite) e a perda de tetos por vacas. Para investigar quais os motivos de tais problemas e corrigi-los.

gado-leite-girolando

Foto: Flickr, por Fazenda Asa Branca

Com todas essas informações em mãos, o pecuarista é capaz de tomar decisões corretivas ou replicar boas práticas, como melhorar a nutrição das vacas para o aumento da produção de leite ou descartar um animal improdutivo, assim é possível aumentar a produção e reduzir custos através da diminuição de desperdícios.

Como gerenciar?

Para que seja feita a análise dos dados e índices relevantes, é preciso que se registre e armazene um histórico de todas as atividades relacionadas ao rebanho, mas qual a melhor maneira de fazer isso? Difícil, não é?

Atualmente, existem alguns softwares de gestão voltados à pecuária, eles permitem o cadastro de animais, dados da fazenda e atividades, facilitando o gerenciamento do rebanho e simplificando a análise de dados através de relatórios gerados automaticamente pelo sistema, facilitando as tomadas de decisão dos produtores.

Contudo, conclui-se que um bom gerenciamento do gado de leite pode trazer inúmeros benefícios às fazendas que vão desde o aumento da produção de leite até a redução de custos e desperdícios, otimizando os resultados para o produtor!

 

cta-reprodez

Clique aqui e solicite uma demonstração!

 

The following two tabs change content below.

Leonardo Pinhoti dos Santos

Latest posts by Leonardo Pinhoti dos Santos (see all)

Compartilhe: