Frango Griller

O mercado produtor vem atendendo os desejos de seus consumidores, seja em qual área de produção de animais para o abate. O frango tipo Griller é o exemplo de produção principalmente para o mercado exterior, sendo preferência para os clientes de outros países. Por esse motivo, indústrias vem trabalhando para melhorar a genética, o abate e principalmente, o bem-estar desses animais.

O extensionista de frango de corte em uma das principais empresas de produção de aves Igor Alves Batista, é o responsável técnico por granjas de frango Griller, na parte de manejo, biossegurança, ambiência e bem estar animal. Médico veterinário e pós-graduando em Ciências Avícolaspela Universidade Federal de Uberlândia possui um papel importante na produção desses animais que tem a maior parte da sua produção voltado para a exportação.

– Explique o que é um Frango Griller.

O frango “Griller é uma ave criada abatida com media de 30 dias. Variando de 28 a 32 dias o abate vai depender do ganho de peso das aves. A criação e exclusiva por fêmeas, por apresentarem melhor capacidade de empenamento, por serem menos agitadas características essas importantes que garantem uma melhor qualidade de carcaça.

– Quais são os principais consumidores desse alimento?

A exportação e voltada ao oriente médio, onde e realizado o abate HALAL para atender esse mercado.

– O que é o abate HALAL?

A técnica de abate, conhecida como Halal, determina que os animais sejam abatidos de acordo com o ritual islâmico.

– Como é a genética desses frangos?

São linhagens de alto desempenho zootécnico.”

– Como é feito o manejo dos animais?

O manejo e feito garantido a ambiência ideal de acordo com a idade das aves, bem estar e biossegurança, para que as mesma possam ter condições de apresentarem seu potencial genético para ganho de peso garantindo a qualidade e a sanidade dessas aves.

– Como é realizado a reposição dos frangos após o abate para as granjas?

Após o abate e realizado o intervalo sanitário, para posteriormente alojar o próximo lote, os pintos são proveniente do incubatório da empresa, que são provenientes das granjas de matrizes também da própria empresa.

– O que significa a palavra biossegurança dentro de uma granja de aves?

Refere-se ao conjunto de normas e procedimentos destinados a evitar a entrada de agentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) no núcleo, bem como controlar sua disseminação entre os diferentes setores (granja de matrizes, incubatório, frango de corte).”

– Como é realizado o manejo de vacinação desses animais?

As aves são vacinas via ovo para a doença de Marek, e após no nascimento são vacinadas via spray para doença de Bronquite Infecciosa no incubatório. Durante a vida nas granjas essas aves não recebem vacinas.

– Como você avalia o mercado econômico desses animais?

O mercado avícola terminou o ano de 2019 bastante aquecido com as demandas do mercado externo, as exportações estão crescendo, o consumo interno aumentou e a produção também. A avicultura em geral tem apresentado um mercado promissor.

– Qualquer pessoa pode produzir esse tipo de frango?

Sim, desde que possua as instalações ou que queira construir e se torna um integrado, a pessoa que tenha o interesse pode procurar as empresas produtoras onde recebera maiores detalhes para se torna um integrado, a empresa fornecera ao integrado as aves, insumos e o técnico para a atividade.

Igor diz sobre o futuro do mercado avícola no país – “O Brasil tem tudo para se torna o líder do agronegócio mundial, devido as altas demandas por compra de proteína animal no mercado externo. E a avicultura e responsável por uma grande parcela dessa demanda por apresentarmos um potencial de produção de qualidade e por termos uma alta capacidade de controle sanitário.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: