Nutrição Para Cães

O mercado de alimentos para cães e outros pets vem crescendo devido ao aumento de pessoas que possuem animais de estimação. Porém, doenças e falta de higiene com as rações vem sendo dificuldades para os médicos veterinários. Existem rações, que devido ao excesso fornecido, má qualidade, apresentam diarreias e vômitos para os pets. Através de estudos, tecnologias, tempo de vida dos animais, as indústrias fornecedoras de rações, investem em diversos sabores, tipos e formas. Agradando tutores e animais.

O médico veterinário, Leandro Valente, formado pela UNIUBE, trabalha no setor de assessoria e comércio de rações da Premier para pets.

Como você avalia o comércio de rações atualmente no mercado?

O comércio de rações hoje é muito rico em opções para os tutores. São várias marcas de rações, são várias rações desenvolvidas pelas empresas de nutrição animal pensando sempre em atender as necessidades individuais de cada animal; porém isso deixa o tutor um pouco confuso na hora de escolher qual seria a ração maisindicada para o seu animal.”

– Quais são as formas indicadas para o manejo de rações em lojas agropecuárias?

Independente do local de comercialização de rações, é sempre importante conservar as rações longe de umidade, em locais livres de insetos, colocá-las sempre em cima de paletes para evitar o contato direto do saco da ração com o chão. Manter o local de armazenagem sempre livre e dedetizado.

Quais são os ingredientes adequados para a composição ideal de uma ração para cachorros?

É sempre importante verificar a composição da ração. Uma ração de qualidade deve ser composta por proteínas de alto valor biológico e ingredientes nutracêuticos; que são ingredientes que irão exercer algum tipo de benefício para a saúde do cão, por exemplo: condroitina e glicosamina, que são ingredientes benéficos as articulações dos cães, ômegas 3 e 6, que são ingredientes que atuam diretamente na pele e pelagem do animal, taurina que irá ajudar na manutenção da saúde cardíaca dos cães; enfim, são vários ingredientes que devem ser levados em conta no momento da escolha da ração que irá ser fornecida ao cão, porém sempre deve ser levado em consideração as particularidades de cada animal.

– Como é indicado o fornecimento de rações para os animais?

Cada ração conta com uma tabela indicativa da quantidade de alimento que deve ser fornecida para o animal levando em conta o estilo de vida do pet. Essa indicação deve sempre ser levada em conta pelo tutor no momento de fornecer o alimento ao animal. É sempre indicado seguir as recomendações do fabricante para fazer o fornecimento correto da quantidade de ração.”

– Quais são os problemas ao deixar rações a vontade para os pets?

O grande problema de se deixar alimento a vontade aos pets é o consumo excessivo de alimento que esses animais farão. E esse consumo excessivo vai levar esses animais a ganharem mais peso, tornando-se animais obesos e a obesidade pet já é uma patologia comumente encontrada nos animais.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: