Manejo adequado de pastagens

O manejo de pastagem é a soma de intervenções que visa a obtenção de maior quantidade de leite e carne por área, sem prejudicar o desenvolvimento da forrageira e a qualidade do solo. Em forma resumida é a administração de duas necessidades conflitantes, pois as plantas precisam das folhas para se desenvolver e os animais para se alimentar.

 

O manejo adequado tem como objetivo propiciar produção constante de capim por unidade de área, conservar a qualidade do solo, promover ao animal alimentação em quantidade e qualidade e evitar a degradação do pasto. 

 

A correta aplicação do manejo de pastagens é fundamental para garantir a produtividade e sustentabilidade do sistema de produção. Além de proporcionar um aumento significativo na produção de leite e carne, também está relacionado a conservação dos recursos ambientais, evitando erosões, compactação e baixa infiltração de água no solo. 

 

Existe basicamente dois sistemas de pastejo em manejo de pastagens, o Sistema de Pastejo Contínuo e o Sistema de Pastejo Rotacionado. A principal diferença é que no manejo contínuo os animais ficam na mesma área de pastagem o ano todo, enquanto no rotacionado os pastos são divididos em piquetes onde cada piquete é utilizado por vez sendo determinados os períodos de ocupação e os períodos de descanso. 

 

O manejo rotacionado possui algumas modalidades, dentre elas a lotação rotativa convencional, o pastejo em faixas, o pastejo primeiro-último ou ponta-repasse, creep-grazing e pastejo diferido. A lotação rotativa convencional é o sistema intermitente mais simples. Apenas um grupo de animais é utilizado durante toda a estação de crescimento do capim. 

 

Para realizar o manejo de pastejo deve-se adequar a quantidade de animais, o período de ocupação e o período de descanso, a fim de permitir que os animais tenham acesso a alimentação de qualidade o ano todo. 

 

O que deve determinar a taxa de lotação e os períodos de ocupação e descanso é o crescimento do capim. A forma mais básica de verificação é baseada na altura da planta. A análise baseada na altura permite que o animal tenha acesso a forrageira em suas melhores condições de qualidade x quantidade. As alturas possuem variações de acordo com cada gênero de forragem. 

 

É sempre bom lembrar da importância da consultoria técnica na fazenda, seja você pequeno, médio ou grande produtor. Um bom profissional vai conhecer os detalhes da sua fazenda e tomar as decisões corretas no manejo de pastagem. 

The following two tabs change content below.

Maria Almeida Prado

Estudante de Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlandia (UFU), apaixonada pela pecuária e gestão de fazendas.

Latest posts by Maria Almeida Prado (see all)

Compartilhe: