O desmame em Bezerros

A fase que ocorre a desmama é considerada a mais estressante para as vacas quanto para os bezerros. Por esse motivo existem técnicas e cuidados que devem ser tomados para evitar danos e prejuízos aos animais e proprietários. Com ajuda de técnicos e veterinários, muitos pecuaristas seguem as dicas para aproveitarem de maneira mais saudável e visando o bem – estar dos animais. 

A médica veterinária, Bruna de Souza Teixeira, formada na Universidade de Uberaba, realizou a residência em Clínica Médica e Cirúrgica em Grandes Animais e possui título de Mestre no programa de Pós – Graduação em Saúde Animal na área de Cirurgia e Anestesia, ambos na Universidade Federal de Uberlândia, fala sobre o desmame, cuidados e dicas como obter sucesso nessa etapa de criação. 

– Qual a idade ideal para realizar a desmama?

“Para bezerros de corte normalmente é realizado com 7-8 meses de idade; Já para os bezerros de leite tem se uma preocupação com relação ao consumo de sólidos e peso desse animal. O que pode acontecer precocemente a partir dos 60 dias até aproximadamente 5 meses, dependendo do manejo adotado.”

– Existe alguma diferença nessa fase entre bezerros de corte e de leite? Quais são os cuidados que devemos tomar com as vacas e os bezerros?

“É uma fase de estresse e também de queda na imunidade passiva (aquela transmitida através do colostro), então é importante que não aconteça outras formas de estresse como vacinação, mudança na dieta. Para os animais de leite, deixar os bezerros nos locais que estão habituados por 2 semanas também é importante. Nos casos de agrupamento manter a mesma quantidade de alimento para cada animal e é indicado para aqueles animais que adoecem na desmama permaneçam com a dieta a base de leite. Já para os bezerros de corte à forma de desmama abrupta pode gerar muito estresse para vaca e bezerro, a desmama lado a lado é mais indicada, pastagem e suplementação de qualidade é muito importante nessa fase.”

– Quais são os desafios mais encontrados pelos produtores nessa etapa?

“O estresse é o maior deles, cuidados com manejo e alimentação. Aparecimento de algumas doenças como pneumonia e diarreia também são comuns.” 

– Existe relação de desmame com o peso dos bezerros?

“Existe sim, antes era utilizado apenas o peso como a única forma de avaliação para que acontecesse a desmama, ou seja, animais que atingissem o peso estipulado eram desmamados, hoje já se conhece a importância de conjuntamente avaliar a capacidade de ingestão de sólidos pelo bezerro.”

– Após o desmame, como seguir o protocolo de nutrição desses animais (vacas/produtos)?

“Os bezerros devem ingerir volumoso de qualidade e concentrado (ração) especifica para a faixa etária deles. O ajuste da quantidade vai ser realizado com o passar dos meses e crescimento desse animal. As vacas devem continuar tendo acesso a concentrado e volumoso como provavelmente já acontecia na fase de amamentação.”

Para finalizar a médica veterinária cita – “É muito importante uma avaliação individual de cada bezerro para que aconteça a desmama, levando em conta peso e capacidade de ingestão de sólidos e não apenas idade. Deve se ter uma atenção especial para que o estresse que já é natural não seja exacerbado com manejos indevidos para a fase, além da presença da mãe próxima ao bezerro, isso irá diminuir a perda de peso dos bezerros. Nutrição de qualidade para vaca e bezerro é essencial.”

 

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: