O Médico Veterinário em Frigoríficos

Nem sempre o papel do médico veterinário está relacionado somente com clínica e produção de animais, mas existem também, serviços onde o profissional pode atuar, como no controle na cadeia frigorifica para a produção de carnes de bovinos, suínos, aves, entre outros. Garantir a qualidade e o padrão dos alimentos não é tarefa fácil e merece total atenção do responsável.

Formado pela UNIUBE, o médico veterinário Lucas Gomes de Resende vem atuando na área do controle de qualidade em um frigorífico, localizado na cidade de Araguari – MG. Onde é realizado o abate exclusivo de bovinos para abastecer o mercado interno brasileiro.

– Como é o trabalho do médico veterinário na parte do controle de qualidade? Outro profissional pode atuar?

“O trabalho do médico veterinário na indústria frigorifica é voltado exclusivamente para a sanidade dos produtos e bem estar dos animais, visando o máximo controle dos processos produtivos juntamente com treinamento dos colaboradores em busca de processos eficientes, rentáveis, sempre cumprindo as normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores. Outros profissionais podem sim atuar nessa área, porém é de costume das empresas que médicos veterinários tenham prioridade por conhecerem melhor os animais, suas características e suas possíveis doenças, além do intimo contato com os mesmos facilitando o contato e manejo.”

– Qual é a diferença do seu trabalho com o trabalho do profissional da parte de inspeção frigorífica?

Os médicos veterinários responsáveis pelos órgãos de fiscalização tem como função a fiscalização das atividades realizadas dentro das indústria, enquanto os veterinários responsáveis pelas fabricas tem como função desenvolver o controle diário das atividades de boas práticas de fabricação visando 100% dos programas de autocontrole.

– Qual é a maior dificuldade encontrada por você ao exercer sua profissão?

A maior dificuldade hoje encontrada nesse setor é a dificuldade de se conseguir mão de obra qualificada para atuar na indústria alimentícia.

– Como é feito a inspeção pré abate?

“A inspeção pré abate é realizada exclusivamente pelo Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária, porém é de responsabilidade dos funcionários da empresa a manutenção do bem estar dos animais dentro das dependências do frigorifico, e em casos onde são observados quaisquer sinal patológicos suspeitos o fiscal deve ser avisado de imediato.

– Como você avalia atualmente, o método do abate no bem-estar dos animais?

Atualmente o abate de animais de produção cumpre rigorosamente todas as normas exigidas para promover uma morte humanizada, são adotados inúmeros procedimentos operacionais visando garantir índices mínimos de estresse dor ou sofrimento, proporcionando uma carne de qualidade e o bem estar dos animais.”

O médico veterinário Lucas é uma pessoa bem comunicativa e extrovertida, cita uma frase típica do agropecuarista “COMAM BASTANTE CARNE E BEBAM BASTANTE LEITE, FAZ BEM PRA SAÚDE.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: