Senepol Sertanejo

A raça Senepol é de origem do cruzamento de duas raças N’Dama com Red Pol, na Ilha do Caribe. Foi utilizado esse sistema para poder gerar um animal que apresenta características de rusticidade, habilidade materna, capacidade de sobreviver a ambientes com baixa qualidade de pastagem e calor. Hoje o Senepol é encontrado por muitos países e possui mais de 100.000 mil animais registrados no sistema da associação, considerado o maior rebanho PO do mundo. E conta com mais de 750 criadores.

Dentre a diversidade de criadores e animais, encontramos na MG 455, km 11,5, saída de Uberlândia para Campo Florido – MG, Camillo Gomes Leal, é o diretor de eventos na ABCBS (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol), e proprietário do Senepol Sertanejo que vem criando a raça por 10 anos. Entre os destaques, a vaca GENE Vala 0806, foi recordista da raça em produção de embriões, vindo a falecer em 2019 por causas naturais. Juntamente com a sua esposa, Bárbara Lelis, estão trabalhando para o novo projeto, Rancho Sertanejo.

– Quando iniciou a criação do gado Senepol na propriedade?

“Iniciamos a criação no ano de 2012 após conhecer a rusticidade dos bezerros da raça Senepol em uma fazenda no interior do Goiás, após estudos de viabilidade e planejamento iniciamos a criação adquirindo doadoras de embrião de diversos criatórios.

– Como a vaca Gene Vala 0806 entrou na vida da fazenda? Atualmente, na propriedade, existem filhos dela?

Adquirimos a Doadora GENE Vala 0806, que ficou nacionalmente conhecida como VALA, do criatório Genetropic na cidade do Prata no ano de 2013 após um visita onde conhecemos o plantel e escolhemos ela em um lote de 40 novilhas. Devido a alta produção de embriões da VALA que chamou bastante atenção do mercado, ela possui descendentes em mais de 30 currais de selecionadores da raça Senepol. Em nossa propriedade contamos com filhas e netas da VALA, que utilizamos como matrizes para melhoramento genético feito através da transferência de embriões e inseminação artificial. Contamos também com touros de repasse filhos da VALA.

Como é feito a seleção da raça Senepol?

“Nossa seleção na raça Senepol é feita com o objetivo de oferecer ao mercado Touros Senepol rústicos, produtivos e eficientes na monta natural com as matrizes da raça Nelore. Acasalando o Touro Senepol com a vaca Nelore temos a produção do cruzamento industrial a campo.

– Na propriedade de vocês, existe matrizes para reposição do gado?

Contamos com matrizes de reposição, afim de manter um número constante de matrizes com funções reprodutivas ativas.

– Qual é o objetivo da produção e comercialização do meio sangue Senepol? Qual outras raças que fazem parte desse cruzamento?

“O cruzamento de Senepol x Nelore é conhecido como cruzamento industrial. O choque das raças taurinas e zebuínas tem uma heterose que proporciona bezerros mais pesados, mais precoces e com uma qualidade de carne melhor. A raça mais utilizada no cruzamento industrial é o Angus, devido ao grande volume de inseminação artificial. Este cruzamento pode ser feito por outras raças taurinas.

– Como o Sr. avalia atualmente o mercado de gado Senepol e meio sangue?

Nosso foco é a produção de Touros Senepol e devido à grande valorização da carne de qualidade o mercado de touros está bem aquecido. Olhando para nosso cliente que adquire Touro Senepol e produz bezerros meio sangue tem um grande valor agregado e consegue valores de até 30% sobre o gado comercial, outro fator que tem valorizado o cruzamento são programas de bonificação da carne e exportações em alta.

– Bárbara, fale um pouco sobre o projeto Rancho Sertanejo.

O projeto do Rancho Sertanejo nada mais e do que a realização de um sonho. Eu, Bárbara, comecei a montar a cavalo com 2 anos de idade e daí em diante não parei mais e fui me apaixonando cada dia mais pela raça Quarto de Milha! Quando tive a ideia de montar o rancho, que a priori seria de uso particular meu, o Camillo se mostrou empolgado e me deu maior apoio. Hoje trabalhamos juntos no projeto, desde fazer uma cerca até questões financeiras. Hoje, contamos com 8 animais de cliente e particulares no Rancho e pretendemos ter mais clientes,entre eles alunos para aulas de equitação. Temos uma meta de até dezembro de 2020 o rancho estar com toda a estrutura completa, podendo atender clientes para teamroping, tambor, team penning, ranch shorting e claro a escolinha de equitação. Contamos também com duas matrizes Quarto de Milha, as quais estamos em processo de reprodução por transferência de embriões, procurando assim crescer o plantel e melhorar a raça cada dia mais.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: