Colostragen de Bezerras

O colostro consiste na primeira secreção da glândula mamária produzida pela vaca após o parto. É rico em anticorpos e nutrientes que fornecerão a primeira imunidade à bezerra, garantindo sua persistência após o nascimento.
É necessário que a bezerra faça o consumo do colostro nas primeiras 24 horas de vida, em sistemas de larga escala produtiva é necessário que o colaborador faça a ordenha da vaca separadamente e forneça à bezerra através da mamadeira.
O colostro é avaliado para que se saiba sua qualidade, ou seja, para se saber o índice de células de defesas que ele possui em média, para isto se usa o colostrômetro ou o refratômetro, o primeiro utiliza da gravidade e o segundo do teor de sólidos totais do colostro para fazer esta estimativa.
A quantidade de células de defesa pode ser influenciada por fatores como número de partos, raça, tempo que a vaca ficou seca e o tempo levado para coleta do colostro. Além deste fator é necessário avaliar a absorção pela bezerra das imunoglobulinas.
A absorção pela bezerra esta ligada a fatores de qualidade sanitária do colostro, quantidade ingerida, tempo entre nascimento e ingestão, quantidade de imunoglobulinas e fatores intrínsecos da bezerra.
Podemos estimar esta absorção a partir da análise do sangue da bezerra após 24 horas da ingestão do colostro, o mesmo refratômetro usado anteriormente pode ser utilizado para esta análise, é necessário fazer a coleta do sangue e deixá-lo decantar, coletar uma pequena quantidade do soro e colocar no aparelho, o resultado deve estar acima de 8,4%.
É indicado que as propriedades possuam um banco de armazenagem de colostro, sendo que colostros de ótima qualidade sejam armazenados em caso de excedente para que possam ser utilizados em situações de emergência ou de falta. A armazenagem deve ser feita em temperaturas de – 6°C por no máximo 12 meses.
A colostragem apresenta excelentes resultados, reduzindo o índice de mortalidade, pois melhora a resistência das bezerras aos desafios ambientais e além disto aumenta o desempenho das mesmas proporcionando um fluxo adequado das etapas produtivas.

The following two tabs change content below.

Laine Ramos

Graduanda em Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Latest posts by Laine Ramos (see all)

Compartilhe: