Maquinário Agrícola

As máquinas agrícolas são utilizadas em fazendas de pecuária e em agricultura. Produtores frequentam feiras agrícolas, como a Agrishow, em busca de tecnologia e novidades. O investimento em uma máquina é alto, devido seu valor financeiro. Com isso, gera dúvidas, negociações e busca de conhecimento certo para saber qual tipo de ferramenta adequa a sua propriedade.

Desde os 10 anos de idade, o estudante de agronomia, Franzebert Aquino Rezende, vem trabalhando e operando essas máquinas no campo.

– Como iniciou o seu trabalho com as máquinas agrícolas?

Comecei a operar tratores de pequeno porte na propriedade do meu pai. Assim, com o passar do tempo tive a oportunidade de aprender a operar novos equipamentos tais como: colheideira, plantadeira, esparramadeira de calcário, pulverizadores com a técnica de agricultura.

– Como é o manejo adequado para evitar acidentes e perdas materiais das máquinas?

Hoje o manejo que é recomendado para ter uma empresa com cuidados sem acidentes, ter uma equipe bem treinada, com cursos e treinamentos. A respeito das máquinas tem que ter uma manutenção de acordo com as especificações, que são necessárias para conservar as máquinas e os equipamentos.

– Como escolher o maquinário agrícola adequado para cada propriedade?

Hoje com tantas tecnologias, máquinas com grande porte a oferta e enorme. Para determina qual a quantidade de máquinas, o tamanho e os implementos, julga muito o tamanho da propriedade, determina se irá ser máquina de pequeno, médio ou grande porte.

Qual é o tipo de máquina que você considera mais complicada de manipular?

Em minha opinião é o plantio, devido o nível de atençãoque deve ser redobrada, se essa operação ficar com defeitos, todo o processo compromete a lavoura.

– Como a tecnologia, com a inovação do maquinário agrícola, vem gerando resultado positivo no campo?

Hoje com tantas mudanças no mundo, a agricultura foi bem afetada em pontos positivos. Assim gerou grandes benfeitorias, tais como inclusão de aparelhos tecnológicos, que proporciona um rendimento maior, com o custo baixo e mais econômico.”

– Para um agricultor, que deseja realizar a limpeza de um pasto para a pecuária, qual o procedimento você o aconselharia?

Eu aconselho fazer uma limpeza de pequenas erosões, árvores caídas e nivelar um relevo do solo que não contribui para prejudicar os animais que vão utilizar aquela área.

The following two tabs change content below.

Victoria Hueb

Graduanda em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida e criada por pecuaristas da região de Uberaba e Campo Florido. Apaixonada por cavalos e seus esportes!

Latest posts by Victoria Hueb (see all)

Compartilhe: